Finished projects
Contributions for the identification of the social demand in Alentejo landscapes
Scientific Domain
Funding
Main Research Unit
Team
Responsible Investigator
Outras Informações
Resumo
Tendo em conta os objectivos de qualidade de paisagem tal como definidos na Convenção Europeia da Paisagem, a avaliação do padrão de paisagem que corresponde às preferências do público, reconhecida na sua diversidade através das preferências dos vários utilizadores, torna-se necessária como informação de base para as políticas e acções públicas com impacto nesse espaço.
Objectives
Avaliar a procura social da paisagem na região do Alentejo, através das preferências expressas por vários grupos de utilizadores com utilização de um estímulo composto por fotografias: que paisagens, pela sua composição em tipos de ocupação do solo, melhor se adequam a cada uma das funções de amenidade, ou combinações de várias funções.
Research Lines
Três dimensões são consideradas:
1) Visões e expectativas
Que expectativas têm os vários utilizadores sobre a paisagem rural alentejana;
2) Funcionalidade de diferentes padrões de paisagem
a) Que tipos de paisagem (padrões de composição de ocupação do solo) mais se adequam a cada uma das actividades que se desenvolvem no espaço rural e às funções que dela se esperam;
b) Que tipos de paisagem (padrões de composição de ocupação do solo) melhor combinam várias dessas funções;
c) Que indicadores podem ser construídos para avaliação e monitorização da adequação de cada tipo de paisagem às várias funções, ou do impacto das alterações na ocupação do solo sobre estas funções;
Entende-se aqui por tipo de paisagem, um padrão de paisagem particular, entendido como a configuração e organização das várias manchas de ocupação do solo, que varia segundo as alterações nos processos e sistemas de uso.
3) Paisagens de referência
a) Que paisagens específicas são consideradas de referência, pelo seu valor funcional, simbólico ou patrimonial,
b) Que paisagens específicas são consideradas negativamente, pelas suas características intrínsecas ou pela sua degradação/perturbação.



