Lançado Prémio para novos empresários agrícolas

A Universidade de Évora (UÉ), através do projeto Newbie, acaba de lançar o Prémio Alentejo — Cadeias Curtas de Comercialização para novos empresários agrícolas. As candidaturas estão abertas até 15 de Dezembro de 2018.

O objetivo deste prémio promovido pelo projeto europeu Newbie, que conta com a participação do Instituto de Ciências Agrárias Mediterrânicas (ICAAM) da UÉ, é premiar novos modelos de negócio que resultam de formas inovadoras de ultrapassar as dificuldades/barreiras com que os novos empresários agrícolas se deparam quando se tentam estabelecer num negócio agrícola. No Newbie, os novos empresários agrícolas são definidos como qualquer pessoa que inicia um negócio agrícola ou que se envolve num negócio agrícola já existente. São pessoas de um amplo leque de idades, experiências agrícolas e recursos e podem entrar na agricultura em qualquer fase da sua vida profissional. Enfrentam barreiras comuns relacionadas com o acesso à terra, força de trabalho, capital, mercado, conhecimento e as redes necessárias para adquirir estes recursos.

Financiado pelo programa H2020, o projeto envolve 10 parceiros Europeus, desde consultores agrícolas, investigadores e ONG's que procuram aliar a inovação e a investigação científica no apoio a novas empresas ou à incubação de novas empresas no sector agrícola. A rede Newbie oferece ainda uma plataforma única que junta novos empresários agrícolas, sucessores, consultores, investigadores e outros agentes importantes quer a nível regional, quer a nível nacional.

Ao vencedor deste prémio será atribuído um vídeo de divulgação da exploração, uma placa indicativa do prémio, 500 euros em formação específica ou a visita a outro caso de inovação na Europa, bem como uma viagem a um encontro internacional do Newbie, com outros vencedores a nível europeu.

Para concorrer ao projeto, deverá ser membro do projeto Newbie, aqui, submeter a candidatura, aqui. Consulte o Regulamento.

Published in 21.11.2018
Fonte: GabCom | UÉ