H2020 HNV-LINK

H2020 HNV-LINK

A Universidade de Évora, através do ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas) participa no, projeto   H2020
HNV-LINK .

SITE: http://www.hnvlink.eu/

O trabalho desenvolvido no ICAAM sobre sistemas agrícolas de elevado valor natural recebeu um importante estímulo impulsionador através de um projeto europeu do prestigiado programa Horizonte 2020 designado HNV-Link, que significa “Sistemas Agrícolas de Elevado valor natural: Aprendizagem, Inovação e Conhecimento”. Trata-se de um consórcio de 13 parceiros, que nasceu a partir de um Grupo Focal da PEI-Agri sobre Agricultura de Elevado Valor Natural. Com um orçamento total de 2,2 M €, o projeto iniciou-se em abril de 2016 e terá a duração de três anos. 

foto1

A Universidade de Évora-ICAAM terá como estudo de caso/área de aprendizagem, o “Sítio de Monfurado”. O projeto prevê o desenvolvimento e estabelecimento de uma rede focada nas inovações que suportam os sistemas agrícolas de elevado valor natural e as comunidades que os gerem, potenciando em simultâneo, a sua viabilidade socioeconómica e a sua eficiência ambiental. Foram designadas um conjunto de “áreas de aprendizagem” que se utilizarão para avaliar exemplos e lacunas de inovações a vários níveis, não só inovação tecnológica, de mercados e produtos mas também inovação social, institucional e política. O projeto contempla ainda um ambicioso plano de divulgação que tem por objetivo envolver grupos de agricultores, investigadores e outros agentes, para além das diferentes “áreas de aprendizagem”.

foto2

O projeto apoiará atividades de base, tais como visitas de intercâmbio que são sempre muito valorizadas pelos intervenientes no campo. Entre os principais resultados do projeto estará um atlas interativo de inovações possíveis em áreas com sistemas agrícolas de elevado valor natural. No final do projeto realizar-se-á uma "Feira da Inovação" para promover a aprendizagem entre pares. Finalmente, o HNV-Link desenvolverá material educativo para disseminar o conceito de HNV, os seus desafios e oportunidades a estudantes e professores das áreas de ciências agrárias e ambientais, desenvolvimento rural e conservação da natureza. O site do projeto pode ser visitado aqui

foto3

EQUIPA:

Coordenador HNV-Link:

         
       

Institut Agronomique Mediterrannéen de Montpellier
CIHEAM-IAMM  - França

 
           

Parceiros HNV-Link:

         
       

European Forum on Nature Conservation and Pastoralism 
EFNCP  – Reino Unido

 
       

Universidade de Évora, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas 
ICAAM  - Portugal

 
       

University of Agricultural Sciences and Veterinary Medicine of Cluj Napoca
USAMV  - Roménia

 
       

Society for Territorial and Environmental Prosperity 
STEP  - Bulgária

 
       

County Administrative Board of Västra Götaland
LVGL  - Suécia

 
       

Application des Sciences de l‘Action
AScA  - França

 
       

Institute of Technology, Department of Environmental Science 
Sligo  - Irlanda

 
       

University of Thessaly, Department of planning and regional development
UTH  – Grécia

 
       

University of Helsinki. Department of Agricultural Sciences 
UH DAS  - Finlândia

 
       

Local action group 
LAG 5  - Croácia

 
       

Conservatoire d’Espaces Naturels Languedoc-Roussillon 
CEN L R  – França 

 
       

Fundación Entretantos
Entretan

Para mais informações sobre o HNV-Link, contactar o responsável pela comunicação - Irina Herzon (herzon@mappi.helsinki.fi) ou a coordenadora na UEvora-ICAAM - Teresa Pinto Correia (mtpc@uevora.pt ) ou Isabel Ferraz de Oliveira (mifo@uevora.pt ).