Clipping ICAAM

Seleção de notícias, informações ou comentários em sites, jornais, revistas ou televisão, que façam referência ao ICAAM, aos seus projetos ou aos seus investigadores.

clipping-ICAAM

A Praça da Alegria de dia 15 de janeiro de 2019 deu a conhecer um estudo feito na Universidade de Évora, que revela que as pessoas atribuem diferentes emoções a cada tipo de queijo. Foi feita uma reportagem na Universidade de Évora. Reveja o momento no vídeo em baixo.   in RTP online 15 de Janeiro de 2019
Published in 17.01.2019

Apesar de Portugal manter desde 2014 um programa nacional de prospecção da bactéria, Xylella fastidiosa surge ano e meio depois de ter aparecido num amendoal na província espanhola de Alicante.

in Jornal Público a 17 de Janeiro de 2019

 

Published in 17.01.2019

Desde Janeiro de 2017 que os doutorados do CEBAL passaram a integrar a Unidade de Investigação do ICAAM – da Universidade de Évora http://www.icaam.uevora.pt/

In Alvitrando 2 de Fevereiro de 2017

 

Published in 15.01.2019

A cooperação científica com os países da bacia do Mediterrâneo pode ajudar a Portugal a mudar a sua agricultura e enfrentar a terra árida que as alterações climáticas anunciam, considera a representante num projeto europeu de parcerias.

in DN,7 de Fevereiro de 2018 

Published in 15.01.2019

O instituto alemão Fraunhofer vai criar um polo de investigação dedicado à agricultura de precisão em Évora.

A criação deste polo está inserida no novo programa de investigação aplicada que este instituto alemão tem em Portugal e que será renovado esta quinta-feira (15 de Fevereiro) com o Ministério da Ciência, adianta a Fraunhofer em comunicado.

 

In Rádio Campanário, 15 de Fevereiro 2018

Published in 15.01.2019

O montado, tipo de exploração da terra que combina a agricultura, a criação de gado e a floresta de azinheiras e sobreiros, é um "aliado" contra as alterações climáticas.

In Observador, 15 de fevereiro 2018

Published in 15.01.2019

«Março é um mês de começos no hemisfério norte. […] Em muitas espécies, a época de reprodução inicia-se com o estabelecimento de um território pelo macho, que servirá para atrair a fêmea com a qual acasalará. Seguir-se-ão etapas como a edificação do ninho, a postura, a incubação e a eclosão dos ovos; a posterior alimentação dos pintos até à sua emancipação, que culminará no abandono do ninho e na dispersão. Porque tudo isto decorre apenas em algumas semanas, as aves têm de percecionar sinais do ambiente que as rodeia capazes de lhes transmitir mensagens como: “É chegada a hora!” Mas como as aves não conhecem o calendário gregoriano, é pelo aumento do fotoperíodo […] que surge o balanço hormonal responsável pelos comportamentos associados à reprodução.»
Por João E. Rabaça, As aves dos Jardins Gulbenkian

In Site Gulbenkian, 7 de Março de 2018

Published in 15.01.2019

A utilização de Esteva na alimentação de ruminantes,foi o tema que conduziu ao projeto CistusRumen, que conta com a participação de investigadores e técnicos de várias instituições: Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) – Polo Santarém, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM-UÉvora), Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro e Associação para o Desenvolvimento do Património de Mértola (ADPM).

in Voz do Campo, 12 de Março de 2018

Published in 15.01.2019

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Vida Rural 2018, uma iniciativa da revista Vida Rural que premeia e celebra anualmente pessoas, empresas e projetos que se distinguem no panorama dos agronegócios em Portugal.

Alfredo Cunhal Sendim, Esporão, CVR do Alentejo, APOSOLO e projeto Sparkle foram os galardoados nesta edição que tinha como mote a Sustentabilidade, alinhando com o tema do congresso AgroIn.

In Vida Rural, 24 de Abril de 2018

Published in 15.01.2019

O estado atual do conhecimento científico sobre a sanidade do montado, as doenças e pragas que afetam este ecossistema, vai estar em análise hoje e amanhã no Polo da Mitra da Universidade de Évora.

A iniciativa é organizada pelo Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora e pela Terras Dentro – Associação de Desenvolvimento Integrado.

Participam especialistas do ICAAM, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Centro de Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações, da Universidade do Algarve, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e União da Floresta Mediterrânica.

in Diana FM, 17 de Maio de 2018

Published in 15.01.2019